O 4.º Concurso de Piano de Oeiras decorre de 23 a 26 de Junho, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide – Oeiras. Após três edições de adesão recorde consecutiva (150 inscrições, em 2021), o CPO assume-se como o maior concurso de piano em Portugal. Não obstante a sua essência enraizada no território nacional, tem vindo a chamar a atenção de participantes de vários continentes.
Nesta edição de 2022, o Júri será presidido pela Pianista Jill Lawson. Figura líder no Piano em Portugal, é, igualmente, acarinhada internacionalmente. Irá liderar um painel de concertistas portugueses e estrangeiros e contempla, também, referências da pedagogia nacional, originários de norte a sul do país.
O Concerto de Abertura do 4.º CPO destina-se a qualquer pessoa e com entrada gratuita. Este concerto decorrerá dia 23 de Junho, às 21h00, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide – Oeiras (o mesmo local que todo o evento). O artista convidado, o sul-coreano Youngho Park, foi o grande vencedor da categoria mais avançada/profissional, da edição anterior e o programa a apresentar é belíssimo (Sonatas de: Haydn, Beethoven “Waldstein” e Liszt).
Na Edição anterior, reforçamos os prémios em valores que vão muito além dos prémios monetários do concurso: não só criamos a oportunidade de premiados se apresentarem na Casa da Música do Porto (2022) e no Ciclo de Concertos de Coimbra (2022), como estabelecemos protocolo com o Festival Internacional de Música de Mafra (2022) e o Festival Internacional de Piano do Algarve (2021/2022).
Nesta IV Edição queremos consolidar sucessos e continuar a estreitar relações com aqueles que podem potenciar os nossos participantes vencedores e o CPO num evento que não se esgota em si mesmo. Podemos já avançar com a celebração de novas parcerias com o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e o Summer Piano Festival, em várias cidades centro-europeias.
Neste momento, temos a decorrer a primeira fase de inscrições, até 20 de Maio, para o 4.º Concurso de Piano de Oeiras. A segunda fase de inscrições decorrerá até 15 de Junho, com exceção das Categorias D e E (até 1 de Junho). Destacamos, ainda, o incremento de alguns prémios, nomeadamente, 1.º prémio da Categoria D (até 18 anos) estimado em 1500€ e o 1.º prémio da categoria E (até 32 anos) avaliado em 10000€.