A nona edição do ALESTE regressa em Maio. Entre 25 e 28 deste mês, o evento monta um arraial que ocupará diferentes espaços do Funchal, mantendo o espírito e identidade festiva que o marcam e alargando o raio de ação a outros locais. Passam pelo Aleste deste ano: B Fachada, Conferência Inferno, Flor, King Kami, Mira Doura, Pedro da Linha, Sarah Linhares, Sara Rodrigues & Rodrigo Camacho, Susobrino, Verde Prato, Yuri da Cunha.
A atividade começa na quinta dia 25 de maio com a benção da padroeira santíssima do Aleste, com quem juntamos forças para apresentar no núcleo difusor de arte e cultura contemporânea Capela da Boa Viagem, a performance sónica de Sara Rodrigues e Rodrigo Camacho, New Maker Assemble. Segue-se um jantar convívio com espetada em pão de louro feita em bidão de metal no Museu Café estando a animação a cargo da equipa de dj’s da casa: La Flama, Diogo Freitas, Ventania e Abrazada.
Sexta, dia 26, será a vez da procissão se dirigir ao Largo do Socorro, onde pelas 19h00, será celebrada uma missa-performance em homenagem da Santíssima Aleste. Haverá ainda concerto de Sarah Linhares, estreia de Mira Doura – o novo projeto de Emmy Curl made in Madeira – e atuação de Pedro da Linha, com apresentação do seu novo EP Rua Rosa, 24 a ser editado uns dias antes da passagem pelo Funchal.
Sábado, dia 27, volta a ser o grande dia de celebração, o momento em que a Santíssima Aleste desce finalmente ao complexo balnear da Barreirinha para o tradicional certame que este ano conta com atuações de:
FLOR – O mar da voz Projeto único e irrepetível que a artista madeirense preparou em exclusivo para apresentar no arraial onde a voz é a peça central num diálogo em discurso direto com o Mar.
VERDE PRATO Artista basca considerada uma das grandes promessas da música espanhola. O seu trabalho minimal assenta na pesquisa, recolha e reinterpretação da tradição oral basca dando uma nova roupagem à mesma através de sonoridades que vão desde a rumba ao reggaeton. Com passagens pelo festival MIL, Tremor, Imaterial e Musicbox vem ao Aleste mostrar o seu mais recente disco Adoretua.
B FACHADA Justamente reconhecido como um dos grandes letristas da música nacional, Bernardo Fachada regressa à Madeira e ao Aleste para apresentar o disco Rapazes e Raposas, um hino à música nacional que tanto se confunde com o pop como com o rock. Sozinho em palco, Fachada promete ser um dos concertos do ano.
YURI DA CUNHA Finalmente o rei do semba e da kizomba faz a sua estreia na Madeira após mais 20 anos de carreira. É unânime, Yuri da Cunha é um dos nomes mais importantes da música angolana, a par de Bonga e Paulo Flores, artistas com quem regularmente colabora, uma longa lista onde também se incluem features com C4Pedro, Carlinhos Brown, Yola Semedo ou Prodigio. Conhecido pelos seus espetáculos extremamente energéticos e cativantes, o autor de hinos com “Atchu Tchutcha” ou “Eu Cheiro Bem”, finalmente apresenta-se ao vivo no Funchal.
SUSOBRINO Artista venezuelano a viver em Bruxelas, apresenta-se como um dos mais importantes nomes da música de dança internacional, misturando elementos tradicionais com elementos de vanguarda. Ao vivo apresenta-se em formato live act e promete ser um dos momentos da noite.
CONFERÊNCIA INFERNO Nascido em percursos por Portugal, mas nidificado no Porto, o trio composto por Francisco Lima, Raul Mendiratta e José Miguel Silva é mais uma das provas da criatividade e cooperação que se inscrevem, por estes dias, em diversas zonas da Invicta. Passam pela Madeira para apresentarem Ata Saturna, o LP de estreia lançado pela Lovers & Lollypops.
KING KAMI É indiscutivelmente a DJ sensação de Portugal neste ano de 2023. Após passagem pela Madeira em Dezembro para um dj set temático sobre Brega, regressa agora mostrar o seu trabalho e a razão pela qual consta na programação de festivais como Sonar, Primavera Sounds, Rio Loco, Roskilde ou Clandestino. O domingo será passado no Pestana CR7 com um almoço salva vidas, torneio de bisca, queima da santíssima Aleste, concurso de mergulhos e vários dj set surpresa.
Os bilhetes para o Aleste 2023 custam 20 euros e podem ser adquiridos online via shotgun.live.