Autarquia renova apoio ao Fablab Sintra

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a renovação do protocolo de colaboração, celebrado entre a autarquia e a SEAcoop – Agência de Empreendedores Sociais que permite a continuidade do projeto Fablab Sintra.


O protocolo de renovação agora celebrado entre a autarquia e a SEAcoop – Agência de Empreendedores Sociais, no valor de 42 mil euros, permite a continuidade de um projeto de empreendedorismo social pensado para toda a população, de todas as faixas etárias, para estudantes, trabalhadores, desempregados, empresas e instituições sem fins lucrativos ou profissionais, que pretende dotar os utilizadores deste laboratório de ferramentas que lhes permita materializar os seus projetos.

Neste espaço de partilha e criação é possível encontrar máquinas de laser para corte e gravação, impressora 3D, equipamentos de costura, oficinas de madeiras, máquinas de estampagem e de corte de vinil, e outros equipamentos e softwares que permitem criar e desenvolver projetos.

No último ano, não obstante as restrições de funcionamento imposta pela pandemia Covid-19, passaram pelo Fablab Sintra cerca de 1400 munícipes oriundos de escolas, associações, empresas e comunidade em geral. Estes utilizadores participaram nos múltiplos workshops realizados, nas apresentações de projetos ou desenvolveram os seus projetos através da aprendizagem e utilização dos equipamentos disponibilizados neste espaço.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “o município de Sintra tem vindo a apostar em políticas e medidas que visam apoiar a inserção socioprofissional dos munícipes que se encontrem em situação de desemprego. Importa aprofundar essas políticas e medidas no atual quadro de aumento de desemprego no concelho, originado pela crise pandémica, económica e social que atravessamos”.

O Fablab Sintra é um espaço de experimentação, prototipagem e materialização de ideias que pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas, através de tecnologias digitais que permitem criar quase tudo, fomentando, assim, o espírito de inovação e criatividade.

Este espaço fomenta uma educação técnica informal, proporcionando o ambiente ideal para a invenção, formações e workshops bem como para a implementação de projetos de empreendedorismo social que contribuam para a sustentabilidade social, económica, cultural e ambiental, em prol do desenvolvimento local.

Conheça o Fablab Sintra AQUI