Autarquia une esforços com Exército Português e Parques de Sintra para vigilância e prevenção de incêndios na Serra de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, um protocolo com a Parques de Sintra Monte da Lua, S.A. e o Exército Português, para um unir de forças na prevenção e defesa contra incêndios na serra de Sintra.

Estas são medidas que asseguram a articulação e coordenação na vigilância e prevenção de incêndios na serra de Sintra entre a autarquia, a Parques de Sintra-Monte da Lua e o Exército Português.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “o investimento neste tipo de medidas é fundamental para a prevenção dos incêndios, e consequente defesa da vida humana, do ambiente e dos bens patrimoniais e particulares.”

Sendo a Serra de Sintra um espaço natural e cultural de relevo, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “este é um gesto de grande simbolismo e que esta colaboração vai muito além da vocação institucional”, acrescentando “tratar-se de em conjunto servirmos a comunidade”.

A missão traduz-se na vigilância, essencialmente móvel, realizada pelo Exército Português, com uma viatura e três militares, e o apoio logístico da Câmara Municipal de Sintra e da Parques de Sintra-Monte da Lua, a acontecer até outubro no contexto do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais. O protocolo agora aprovado permitirá que os intervenientes integrem, em conjunto, um dispositivo operacional que conta com a colaboração diferenciada de cada um.

A Câmara de Sintra dá continuidade à sua estratégia de valorização e proteção do ambiente, unindo esforços em defesa de um património natural e cultural único, como a serra de Sintra.

Partilhar