Cláudia Pascoal anuncia data de edição do seu segundo álbum para 19 de maio

Encontrar uma definição para Cláudia Pascoal pode ser um trabalho moroso e, de alguma forma, inglório. Porque ao escutarmos o seu segundo álbum, percebemos um fio condutor, mas também entendemos que dificilmente se deixa catalogar. Porque este é o resultado do caldeirão criativo que é a cabeça da agora compositora totalista deste trabalho. Podemos tentar e chamar-lhe Ranchostar ou Néon Minhota, porque Cláudia Pascoal embebe na sua cultura POP toda a tradição, a raiz musical em que na sua infância cresceu no Minho e fá-lo com a naturalidade de quem se senta à mesa a jantar com a família.

“Estou apaixonada por este álbum! É o meu espelho depois de vir do cabeleireiro: demorou demasiado tempo mas está cheio de cor e como eu queria! Neste álbum assumo com orgulho a minha herança e grito quem eu sou de uma nova forma que descobri ao lado do David Fonseca”, confessa Cláudia Pascoal.

Foi com esta naturalidade que se rodeou de pessoas que admira e com quem tinha o sonho de vir a trabalhar. O sonho concretizou-se em nomes como Manuela Azevedo, que com ela canta o tema “Precaução”, Marante em “Onde Vais Amanhã”, o momento kitsh ‘a la James Bond’ do disco e Natalia Lacunza, uma relação mais recente mas de igual admiração mútua, no tema “Assim Assim”.

À mesa sentou-se ainda Filipe Melo, quem fez os arranjos de cordas para alguns dos temas do disco, Joana Marques que dá o mote à intro e fecho do álbum e o mestre de cerimónias David Fonseca, a quem coube a produção de “!!”.

“Aquilo que mais me atraiu na ideia de produzir o disco da Cláudia Pascoal foi a possibilidade de descobrir o seu universo particular, um sítio feito de tradições e futuro, de absurdo e realidade, um mundo que é muito claro aos olhos dela e que era urgente descobrir e descortinar.” É um David Fonseca deslumbrado quem descreve “!!”: “As canções são sobre momentos e pessoas específicas, mas há uma universalidade que as atravessa e que nos leva a pensar que também são nossas. Num momento está a dançar num arraial moderno com amigos, noutro está num quarto a contemplar dores do passado. De repente está abraçada à sua mãe numa declaração comovente e a seguir está a pôr um pastel de Chaves num pódio. E é neste movimento inesperado que as canções da Cláudia se encontram, num prazer gigante em estar viva e ver o mundo pelo seu olhar único, impossível de resistir. Trabalhar com ela neste disco é um dos meus grandes orgulhos musicais, foi uma viagem longa e incrivelmente divertida, a observar o seu talento gigante desdobrar-se em ideias, emoções, absurdos e música, muita música. Abram alas para a Cláudia, ela vai passar!”

De “!!” já são conhecidos os singles “Nasci Maria” (a canção com que regressou ao Festival da Canção este ano), “Eh Para a Frente, Eh Para Trás” e “Fado Chiclete”. O álbum será editado em vinil e a pré-venda já se encontra disponível no site da fnac. Quem optar pela versão digital, pode desde já fazer o pre-save nas plataformas digitais a partir deste link.

Já agendados, os concertos de apresentação de “!!” serão dia 24 de maio no Teatro Maria Matos, em Lisboa e no dia 4 de junho no Hard Club, no Porto.

Partilhar