Conservatório de Música de Sintra participa na 2ª Conferência Internacional “Musichildren”, na Universidade de Aveiro

Dois grupos de alunos e professores do Conservatório de Música de Sintra apresentam, na Universidade de Aveiro, no dia 28 de setembro de 2022, a palestra-concerto “Children engaged in music creation”, refletindo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela escola na área da criação e improvisação musical.

A exploração de campos musicais ligados à improvisação deu os primeiros passos no Conservatório de Música de Sintra no âmbito do currículo do Curso Secundário de Música, com a criação do Jazz Ensemble em 2012/2013 e de disci plinas como “Acompanhamento e Improvisação” ou “Arranjos Est ilísticos”.

Também no Curso de Iniciação Musical, frequentado por crianças do 1º ciclo de escolaridade, o impulso criativo foi sempre incentivado, culminando, em 2020/2021, com o surgimento da disciplina “Criar e Improvisar”. Reforçando esta vertente, e colmatando a lacuna existente entre as duas faixas etárias, a disciplina “Improvisação” passou a integrar o currículo do Curso Básico de Música (2º e 3º ciclos de escolaridade) em 2021/22, registando um excelente acolhimento por parte dos alunos.

É um pouco deste processo que vai ser apresentado em formato de palestra-concerto, na Universidade de Aveiro, na próxima quarta-feira, com a participação de dois grupos de alunos do 1º ciclo e do 2º/3º ciclos, sob a orientação dos professores Ana Isabel Pereira, Olívia Lucas e Tiago Cordeiro.

A aposta do Conservatório de Música de Sintra numa inovação curricular que coloca o aluno no centro do processo criativo visa fomentar a formação de músicos criadores e não apenas músicos reprodutores, reforçando as competências auditivas e a criatividade musical.

A 2ª Conferência Internacional Musichildren’22, “Music for and by Children: Perspectives from Children Composers, Performers and Educators”, organizada pelo INET-md – Instituto de Etnomusicologia: Centro de Estudos de Música e Dança, realiza-se no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de
Aveiro (UA), de 28 a 30 de setembro. O evento reúne performers, educadores, compositores e investigadores num debate sobre os diferentes aspetos da música para c rianças e da música criada por crianças.

Partilhar