Com o patrocínio da Estoril Sol, a exposição “Telesma e os Cavaleiros do Mar”, do artista plástico Luís Vieira-Baptista, será inaugurada amanhã Sábado, 17 de junho, às 18h30, no Convento de Cristo, em Tomar. Sob a curadoria de Conceição Vieira Coelho, esta mostra individual de pintura e instalação é de entrada é gratuita, apenas se solicitando o envio de e-mail para geral@ccristo.dgpc.pt a confirmar a sua presença.
A cerimónia de inauguração terá um extenso programa de índole cultural no qual se destaca uma actuação da Associação ThomarHonoris em que serão recriados os freires templários e alguma animação popular do século XII que inclui dança e música, assim como o percurso até à Sala das Cortes onde existirão várias instalações que prometem surpreender os visitantes.
Em momento de transcendência criativa, o artista vai ao passado buscar o espírito de missão dos Cavaleiros Templários, para através das formas difusas, da cor turquesa do oceano, em simbiose com a dos talismãs usados pelos Cavaleiros Medievais – crentes de que seriam protegidos contra as quedas de cavalo – nos sensibilizar para um dos maiores problemas do nosso tempo: a poluição dos oceanos.
Sem o mar, a vida não existe!
E como ele próprio diz, ao evocar Voltaire, “Nunca a natureza é tão aviltada como quando a ignorância tem a arma do poder”.
Com base na mancha Visionista e navegando entre o naturalismo e o surrealismo, dá vida ao sonho, na ambivalência das imagens e nas suas conceções de âmbito sensorial.
Não sendo a arte a resposta para os problemas, o artista, ao transportar imagens reais para um ambiente de referências oníricas, pretende alertar, despertar e sensibilizar o espectador para uma reflexão.
Nesta exposição/instalação o pintor Luís Vieira-Baptista, presenteia-nos com uma miríade de sensações e estímulos, induzindo a imaginação do espectador a vivenciar um ambiente libertador, de imersão no fundo marinho, em comunhão com a melódica vibração das cores.
Com base na transcendência do pensamento, somos levados para uma dimensão de consciência que é inata em nós e é muito mais vasta do que o próprio pensamento. Deixe-se levar e com esta experiência, descubra o que está para lá do sonho.
Conceição Vieira Coelho, curadora
Patrocinada pela Estoril Sol, a exposição “Telesma e os Cavaleiros do Mar”, do artista plástico Luís Vieira-Baptista, está patente, de 17 de junho a 15 de outubro no Convento de Cristo, em Tomar. Sob a curadoria de Conceição Vieira Coelho, esta mostra individual de pintura e instalação é de entrada é gratuita.