Festival de Sintra recebe Alexander Gavrylyuk

O pianista Alexander Gavrylyuk será o protagonista do recital “O Piano Romântico”, que acontece no Palácio Nacional de Queluz, dia 2 de outubro, pelas 21h00, num espetáculo inserido na 56.ª edição do Festival de Sintra.

Alexander Gavrylyuk apresenta-se no Festival de Sintra com um programa ilustrativo do discurso romântico oitocentista, em que o piano se impôs na prática e na fruição musicais como o incontestado instrumento-rei.

Iniciando com a Sonata ao Luar de Beethoven (op. 27 n.º 2), entraremos no mundo do romantismo do início de oitocentos, quando o grande compositor começa a quebrar os muros do classicismo e a irromper a vida musical com uma visão poderosa e profundamente romântica que irá marcar a História da Musica ocidental.

A segunda parte do recital avança para o final do século e início de XX, mas transporta nesse avanço a herança do romantismo, particularmente na Sonata de Rachmaninov.

Pianista incrivelmente virtuoso, Alexander Gavrylyuk é conhecido internacionalmente pelas suas arrebatadoras e poéticas performances. Gavrylyuk deu início à temporada 2017/18 com uma performance no BBC Proms do Concerto para Piano n.º 3 de Rachmaninov, descrita como “reveladora” pelo The Times e “arrebatadora” pela Limelight. Destaques da temporada 2021/22 incluem estreias com as orquestras San Diego Symphony, Dallas Symphony, Bergen Philharmonic, Rheinische Philharmonie e Antwerp Symphony, assim como o regresso às orquestras Chicago Symphony, Sydney Symphony, New Mexico Philharmonic e Netherlands Philharmonic.

Alexander é Artista Residente na Chautauqua Institution, onde lidera o programa de piano como conselheiro artístico. Apoia várias instituições de solidariedade como a Theme and Variations Foundation, que tem por objetivo apoiar e encorajar jovens pianistas australianos, assim como a Opportunity Cambodia, que construiu uma escola para crianças cambojanas.

O Festival de Sintra é um evento da Câmara Municipal de Sintra, com o apoio da Parques de Sintra, a direção artística de Gabriela Canavilhas.

“Música, a musa do Rei Artista” é o tema da edição deste ano do Festival de Sintra, uma celebração e homenagem a D. Fernando II e à sua devoção pelas artes. 

Saiba mais em www.festivaldesintra.pt  

Bilhetes à venda.