Festival Imaterial em Évora, 19 a 27 de maio, apresenta a sua Programação Musical

No ano em que se cumprem os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, o Festival Imaterial (Organizado pela Câmara Municipal de Évora e a Fundação Inatel) apresenta-se com imagem renovada e um programa que pretende celebrar o Imaterial como ponto de encontro do passado, presente e futuro

De 19 a 27 de maio, o Património Imaterial será novamente pensado e homenageado em Évora, nas suas várias formas, na 3ª edição do Festival Imaterial.

Uma das áreas culturais de maior expressão na programação do Festival é a música e a programação musical desta edição inclui artistas de várias regiões do mundo como Burkina Faso, Burundi, Curdistão, Geórgia, Grécia, Índia, Irão, Letónia, Mali, Marrocos, México e Portugal.

Sendo que integra também artistas de várias gerações, nomeadamente, jovens músicos como Ana Lua Caiano, Kaito Winse, Silvana Estrada, Kadinelia e Danûk.A abertura do festival ficará a cargo de Huelgas Ensemble, projeto originário da Bélgica, com um concerto único que decorrerá na Sé Catedral de Évora.

À abertura do Imaterial, o grupo Huelgas Ensemble traz um espetáculo dedicado a Vicente Lusitano, compositor negro e por muitos considerado o maior compositor português do século XVI, pioneiro na música clássica europeia, e que terá, acredita-se, estudado em Évora. A sua obra, esquecida por muitos, é homenageada na sessão de abertura do evento. Este concerto conta com o apoio do Flanders State of The Art.

Contando com artistas de vários pontos do mundo, Évora celebra, assim, a multiculturalidade e a sua relação com o “património pensado e vivido”, agora já à luz da confirmação da cidade como Capital Europeia da Cultura em 2027, procurando seguir o exemplo das tradições que celebra, e tentando constituir-se uma referência na partilha de conhecimento.A juntar ao programa musical será anunciado, em breve um programa de ofertas culturais diversificadas passando pelo Cinema, Conversas e Passeios pelo Património.O Festival Imaterial tem entrada livre e na passada edição contou com mais de 3 mil espectadores. Este ano é objetivo crescer em visitantes e participantes nas diversas secções do festival, reafirmando o Imaterial como um ponto de encontro.

Mais informação em: www.festivalimaterial.pt

Partilhar