Jovem prodígio atua este domingo no Festival Internacional de Piano de Oeiras

O jovem e talentoso pianista Yoav Levanon sobe ao palco do Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, este domingo, 3 de Julho, pelas 18 horas, substituindo o cubano Jorge Luis Prats que, por questões de saúde, cancelou a sua presença no V Festival Internacional de Piano de Oeiras, ali a decorrer.

Eventualmente pouco conhecido em Portugal, o israelita Yoav Levanon, de 18 anos,  tem uma carreira impressionante e, apesar da sua juventude, conta já com várias apresentações em orquestras de todo o mundo, como o Carnegie Hall em Nova York, o Festival Verbier na Suíça e o Teatro San Carlo na Itália,  além de vários prêmios e atribuição de bolsas de excelência criativa.
Yoav Levanon começou a estudar piano aos três anos e a participar em concursos aos cinco. Aos sete anos começou a tocar com orquestras e com apenas 11 anos de idade,  executou o Concerto para Piano Chopin nº 1 no prestigiado palco do Teatro San Carlo, em Itália,  sob a direção do reputado maestro Daniel Oren, conquistando o público pelas suas delicadas interpretações de Chopin. De lá para cá, tem ganho diversas distinções e, de acordo com a crítica,  tem tudo para se tornar um dos maiores pianistas deste século. No ano passado participou num filme com o maestro Daniel Barenboim e logo depois assinou um contrato exclusivo com a Warner Classics. 
No segundo recital do V Festival Internacional de Piano de Oeiras, Yoav Levanon vai interpretar obras de F. Mendelssohn ( Variations Sérieuses Op. 54), R. Schuman (Fantasie in C major Op. 17), F. Liszt (Sonata in B minor, S.178) e G. Gershwin (Rhapsody in Blue , piano solo).

A 5.ª edição do Festival Internacional de Piano de Oeiras, começou no passado dia 26 de Junho e estende-se ate 31 de Julho. Excepcionalmente, o próximo recital, a cargo da russo-americana  Olga Kern, está agendado para sábado, 9 de Julho. Depois, a 17 de julho, domingo, segue-se o recital do músico belga Jan Michiels. Uma semana depois, a 24 de julho, domingo, António Rosado e a fechar o festival, no dia 31 de julho, também ao domingo, estará o pianista russo, Nikolai Lugansky. Todos os recitais decorrem pelas 18 horas, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. 

O Festival Internacional de Piano de Oeiras resulta de uma parceria entre a Academia de Música Flor da Murta e a Câmara Municipal de Oeiras e fiel ao seu princípio, quer colocar Oeiras no roteiro internacional dos festivais de música clássica e oferecer à população o acesso gratuito a grandes espectáculos protagonizados por intérpretes de renome.

Com entrada livre, as reservas são efectuadas através do site oficial do evento, onde também pode ser consultada toda a programação.