“MARIDOS” pelo teatromosca: a magia do cinema no teatro, agora também na sua televisão através da RTP Palco

MARIDOS”, uma das mais recentes criações da companhia de teatro sintrense teatromosca, cuja estreia ocorreu em novembro de 2021, está de regresso aos palcos. O espetáculo contará com uma digressão que passará por Faro, no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, Coimbra, no Teatrão e Kosovo, no Festival FemArt, organizado pelo Artpolis. Aclamada pelo público, esta produção não poderia deixar de regressar ao local onde tudo começou e será reposta no AMAS – Auditório Municipal António Silva, no Cacém, de 2 a 4 de junho, às 21h. Assim, torna a ser possível assistir aos anseios, dúvidas existencialistas e sonhos de três mulheres a quem as atrizes Leonor Cabral, Joana Cotrim e Carolina Figueiredo emprestam o corpo, voz e também as suas vivências pessoais, cruzando-se com outros elementos ficcionais no texto original escrito por Pedro Alves – que assume também a encenação do espetáculo – para a construção de uma performance que se situa nesse terreno líquido onde as fronteiras que tenderiam a separar a vida da arte, a realidade da ficção, o teatro do cinema, são desafiadas.

No entanto, o espetáculo não regressará apenas aos palcos físicos. Fruto de uma importante parceria que tem unido esta companhia sintrense ao projeto de palco virtual da RTP, realizar-se-á uma sessão em direto a partir do AMAS, transmitida na RTP Palco, no dia 1 de junho, também às 21h, com visualização gratuita. É objetivo da RTP Palco, entidade parceira do teatromosca, democratizar o acesso, especificamente, às artes performativas, ao construir e disponibilizar o arquivo vivo da cultura portuguesa gratuitamente como forma de atingir o maior número possível de públicos. A plataforma proporciona também um canal próprio para a distribuição dos arquivos das várias instituições de cultura associadas, dedicando-lhes um espaço. É este o caso do teatromosca, que possui o seu próprio palco online e que conta já com dois espetáculos no catálogo, “ESTÚDIO: Flores”, com interpretação de Carolina Figueiredo e Pedro Silva e “A Culpa Não Foi Minha”, interpretado por Mariana Fonseca. A este acervo, juntar-se-á, muito em breve, também “MARIDOS”, espetáculo que dialoga com o filme de 1970, “Husbands”, de John Cassavetes, e com a aparição dos três atores da película no programa de televisão “The Dick Cavett Show” – acontecimento que se tornou mítico dentro da cultura popular devido ao caos que os protagonistas causaram em direto, ao rebolar no chão, ao dançar de modo absurdo, ao beijar o anfitrião do programa e ao gritar, ininterruptamente, uns com os outros e com o público.

O teatromosca inspirou-se no mapeamento do processo criativo do realizador norte-americano, nos ecos que a sua obra produziu, nos diálogos que poderá estabelecer com a atualidade e neste acontecimento televisivo para a criação deste espetáculo. “MARIDOS”, tem como base diferentes histórias em torno de três relações amorosas desfeitas, assumindo, claramente, o jogo da reconstituição e do pastiche do documento cinematográfico de Cassavetes, diante do olhar dos espetadores. Estará em cena, à distância de um clique, no dia 1 de junho, às 21h, na RTP Palco.

Os bilhetes para os espetáculos da digressão encontram-se à venda na Ticketline, Seetickets, AMAS – Auditório Municipal António Silva, DeVIR CAPa, Festival FEMART e locais habituais, com valores que variam entre 5 € e 7 €.

Partilhar