Metallica estão de volta com novo álbum, “72 Seasons”, nas lojas a 14 de abril

Novo single e vídeo, “Lux Æterna”, já disponíveis

Os Metallica confirmaram o título e a data de lançamento do 12.º álbum de estúdio: “72 Seasons” estará disponível a 14 de abril de 2023 através da Blackened Recordings, editora da própria banda. Produzido por Greg Fidelman com Hetfield & Ulrich, e contando com mais de 77 minutos, “72 Seasons” é o primeiro disco de originais dos Metallica desde “Hardwired…To Self-Destruct” de 2016. O álbum será lançado em formatos que incluem vinil preto 2LP 140g e várias versões de edição limitada, CD e digital – para obter uma lista completa das várias versões, da pré-venda e mais informações, aceda ao site Metallica.com/72-seasons-info.

“72 Seasons” é apresentado pelo primeiro single “Lux Æterna”, uma explosão breve e acutilante que destila 40 anos da história dos Metallica em três minutos e meio. “Lux Æterna” já está disponível para streaming e download, e como um tema gratuito disponível com todas as pré-encomendas de “72 Seasons”. Para ver o vídeo de “Lux Æterna”, realizado por Tim Saccenti, clique aqui.

James Hetfield disse sobre o conceito do título do álbum: “72 temporadas [seasons]. Os primeiros 18 anos das nossas vidas que formam o nosso eu verdadeiro ou falso. O conceito de que nossos pais nos disseram ‘quem somos’. Uma possível classificação em torno do tipo de personalidade que somos. Acho que a parte mais interessante disto é o estudo contínuo destas crenças centrais e de como isso afeta nossa perceção do mundo hoje. Grande parte da nossa experiência adulta é uma reencenação ou reação a essas experiências da infância. Prisioneiros da infância ou a libertar-nos das amarras que carregamos.”

Também foram anunciados todos os concertos dos Metallica agendados até 2023 e 2024: Apresentada mundialmente pela Liquid Death e Blackened American Whiskey (somente na América do Norte) e promovida pela Live Nation, a digressão mundial “M72” dos Metallica verá a banda a tocar duas noites em todas as cidades que visitam – cada “No Repeat Weekend” contará com dois alinhamentos completamente diferentes e bandas de primeira parte distintas. A digressão “M72” apresentará um novo e arrojado desenho de palco que realoca o famoso Metallica Snake Pit para o centro do palco. Os bilhetes de dois dias estarão à venda na sexta-feira, 2 de dezembro, em ticketmaster.com, e incluirão a opção de pré-encomenda do vinil e/ou CD de “72 Seasons”. Os bilhetes para um dia estarão disponíveis a partir de 20 de janeiro. Para mais informações, incluindo a pré-venda do clube de fãs, experiências aprimoradas e muito mais, clique em Metallica.com/m72-info.  

Uma parte dos lucros de cada bilhete vendido irá reverter para a fundação da banda, All Within My Hands. Fundada em 2017, os esforços da AWMH para ajudar e enriquecer a vida dos membros das comunidades que apoiaram a banda arrecadaram quase 12,5 milhões de euros – o que arrecadou 5,6 milhões de euros em donativos para programas de carreira e educação técnica nos EUA, mais de 2,4 milhões de euros para combater a insegurança alimentar, e mais de 3 milhões de euros para esforços de socorro em desastres em todo o mundo.