Municipio da Amadora lança Projeto Cartão Bens 1.ª

A Câmara Municipal da Amadora vai lançar o projeto “Cartão Bens 1.ª” com vista à supressão das necessidades básicas de alimentação e higiene, promovendo a melhoria das condições de vida dos munícipes em situação de carência económica e social.

Desde 2012 que o Município da Amadora dispõe de um Fundo de Coesão Social Municipal, um instrumento que tem permitido prestar apoios complementares aos disponibilizados pela Segurança Social, através de um atendimento e acompanhamento social integrado, prestado no município a indivíduos/famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A prestação deste apoio tem sido concretizada através da aquisição de medicação e de apoio financeiros para responder a necessidades diversas.
A permanente atualização do diagnóstico social ditou a necessidade de ampliar as respostas de apoio, ao nível da satisfação das necessidades básicas dos munícipes em situação de carência económica, agora agravada pela situação de pandemia da COVID-19.

Assim, será implementado, até ao final do ano, o projeto-piloto “Cartão Bens 1.ª”, que passa pela atribuição de um cartão pré-carregado para a aquisição de bens de primeira necessidade, reduzindo assim o risco de pobreza e exclusão social.

Este apoio irá permitir uma maior adaptabilidade e responsabilização no que concerne à gestão e escolha dos produtos a serem adquiridos. Pretende-se igualmente que este projeto funcione como uma estratégia potenciadora da autonomia das famílias.

O apoio previsto será de natureza temporária e pontual e, poderá ter uma duração até 3 meses, renovável por igual período, em situações devidamente fundamentadas pelo técnico gestor de caso, não podendo exceder o prazo máximo de 6 meses.