As Noites F arrancam já hoje, quinta-feira, 13 de Agosto, no Largo da Sé, na Vila Adentro, em Faro, com o concerto de Diogo Piçarra e até domingo será possível assistir aos espectáculos de César Mourão (14 de Agosto), Os Quatro e Meia (15 de Agosto) e Aurea (16 de Agosto). Os espectáculos têm sempre início às 22H00 e os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais.
Estas Noites F, que celebram o Festival F perante a impossibilidade da sua realização, prolongam-se até ao dia 13 de Setembro e somam 20 espectáculos de música, humor e magia, com lotação sentada e reduzida, e respeitando todas as normas impostas pela Direção Geral de Saúde (DGS). Em cada espectáculo será pedido a todos os presentes a desinfeção das mãos, o uso obrigatório de máscara durante a permanência no recinto e a permanência no lugar. A temperatura será medida a todas as pessoas à entrada para o recinto. O consumo de produtos do bar por parte do público será feito com recurso a um QR Code, com entrega do pedido no lugar. A utilização do WC deverá ser sinalizada junto dos assistentes de serviço. No final do espectáculo, será pedido ao público que se mantenha no lugar e aguarde as indicações dos assistentes de sala para a saída. Todas as regras e procedimentos aqui: https://www.festivalf.pt/pt/menu/1046/regras-de-seguranca-e-higiene.aspx
Entre a noite de estreia, com Diogo Piçarra, e a de encerramento, com Miguel Araújo, há humor com César Mourão, Herman José e Salvador Martinha; magia com Luís de Matos; e muita música: da pop de Aurea, Agir, D.A.M.A e Fernando Daniel, ao heavy-metal dos Moonspell ou o hip-hop de Piruka, passando pelos espectáculos especiais, em dueto, de Tiago Nacarato & Bárbara Tinoco e de Carolina Deslandes & Jimmy P, até aos concertos de António Zambujo, Os Quatro e Meia, Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho, The Black Mamba e Xutos & Pontapés.
As Noites F comemoram o reencontro entre o público e os artistas, com os olhos postos no F de Futuro. Na impossibilidade de em 2020 realizar o Festival F, que nos últimos anos tem vindo a consolidar a missão de revelar alguns novos talentos da música portuguesa e consagrar outros tantos artistas em ascensão, as Noites F apresentam um cartaz eclético, inspirado na linha de programação dos vários palcos que habitualmente integram o festival, mantendo e respeitando a sua diversidade e abrangência. Recorde-se que na sua última edição, em 2019, o Festival F, o último grande festival de Verão, decorreu nos dias 5, 6 e 7 de Setembro e levou à Vila Adentro perto de 60.000 pessoas, das quais 24.000 na noite de reunião dos Ornatos Violeta, a propósito do 20º aniversário da edição do seminal álbum “O Monstro Precisa de Amigos”, que esgotou.
Nas Noites F, os 20 espectáculos que simbolicamente celebram o Festival F decorrerão apenas no Largo da Sé, que tradicionalmente acolhe o Palco Sé, ficando os restantes palcos e espaços do festival, Quintalão, Museu, Ria, Fábrica, Formosa, claustros da Sé, entre outros, a aguardar por 2021 para voltarem a receber música, artes plásticas, workshops, novo circo, teatro, humor e tertúlias, numa programação rica e diversificada que não tem parado de crescer ao longo de 6 edições.
Os parceiros de media Rádio Comercial e TVI têm, nos últimos anos, levado o Festival F aos que não se podem deslocar à Vila Adentro, em Faro, através da cobertura permanente de tudo o que se passa nestes 3 dias da maior festa da música e cultura portuguesas. Em 2020 ajudam a manter vivo o espírito do Festival F, associando-se às Noites F, numa altura em que os artistas e os portugueses mais precisam de cultura e entretenimento para encarar de forma positiva e com esperança os desafios trazidos pela pandemia.
As Noites F são uma iniciativa do Município de Faro, do Teatro Municipal de Faro, S.M., da Ambifaro e da produtora Sons em Trânsito.