Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal encerra Festival de Jazz

A Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal com Julien Argüelles encerra o Festival de Jazz de Sintra, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, no dia 19 de setembro, pelas 17h00, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Neste concerto, dedicado à música de Duke Ellington, serão apresentados temas dos anos 1930 a 1950, períodos contrastantes na obra do compositor. Billy Strayhorn será também um nome em destaque. Muita desta música resulta da colaboração direta entre Ellington e Strayhorn. Entre melodias mais conhecidas e algumas “pérolas” escondidas, haverá espaço para uma grande variedade estilística, com música detalhada, mas também improvisação, nomeadamente por parte do saxofonista britânico Julian Argüelles, convidado especial deste concerto.

A Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal (OJHCP) surgiu em 1991 reunindo alguns dos mais conceituados músicos de jazz nacionais. Dirigida por Luís Cunha, a OJHCP, tem integrado no seu repertório vários compositores que vão desde contemporâneos como Kenny Wheeler, Maria Schneider e John Hollenbeck, aos históricos Duke Ellington, Count Basie, Thad Jones, Bob Brookmeyer ou Charles Mingus.

Festival de Jazz de Sintra 2021 decorre de 17 a 19 de setembro, no Cento Cultural Olga de Cadaval e pretende divulgar esta expressão musical no concelho, assim como dar a conhecer ao público local (e não só) parte dos músicos e da música Jazz que atualmente se faz em Portugal.