Estão abertas as candidaturas para o Prémio José Afonso 2025, promovido pela Câmara Municipal da Amadora. Este galardão distingue álbuns que valorizem a Cultura, Língua, História e Música Popular Portuguesas, homenageando o legado do cantor e compositor José Afonso.
O vencedor do prémio receberá cinco mil euros e junta-se a nomes como Maro, com “hortelã” (vencedor de 2024), e A garota não, com “2 de Abril” (vencedor de 2023).
Como concorrer?
Os álbuns candidatos devem ter sido editados em 2024, e os artistas interessados têm até 21 de fevereiro de 2025 para enviar três exemplares dos seus trabalhos para:
Prémio José Afonso
Divisão de Intervenção Cultural
Animação Cultural
Recreios da Amadora
Av. Santos Mattos, n.º 2, Venteira, 2700-748 Amadora
As candidaturas podem ser entregues em mão ou enviadas por correio registado.
Júri e entrega do prémio
O júri do Prémio José Afonso 2025 é composto por Sérgio Azevedo (músico e compositor, representante da Câmara Municipal da Amadora), Pedro Teixeira da Silva (maestro, representante do Teatro Nacional de São Carlos) e Maro, vencedora da edição anterior.
A cerimónia de entrega do prémio decorrerá em abril de 2025.
Criado em 1988, o Prémio José Afonso tem como objetivo preservar a obra do autor de “Grândola, Vila Morena” e incentivar a criação musical de raiz portuguesa.
Mais informações podem ser consultadas no regulamento do prémio.