Programação em abril nos Museus de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra apresenta nos seus museus municipais uma programação variada de atividades ao longo do mês de abril.

Visitas guiadas, concertos, exposições, jogos ou conversas literárias são algumas das atividades preparadas pela autarquia.

Durante o mês de abril a autarquia assinala o Dia Europeu da Cultura Megalítica, o Dia Mundial da Arte e o Dia Internacional de Monumentos e Sítios com uma programação variada dirigidas às famílias, à população em geral e à comunidade escolar.

A Câmara Municipal de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais, durante todo o ano. Excetuam-se neste caso algumas atividades calendarizadas. 

A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

CMLC – Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41

MAT – Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27

MFC – Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28

MHNS – Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63

MU.SA – Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06

MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08

PROGRAMAÇÃO

Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Noites de Orfeu | Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica União Assaforense

15 de abril | 21h30

Na sala temática «Basílica Romana» – espaço emblemático do Museu e que conferirá, certamente, uma especial sonoridade a este espetáculo – a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica União Assaforense, irá apresentar um repertório variado.

Público em geral

Visita guiada à Ponte e Calçada Romanas da Catribana

18 de abril | 10h30

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Comunidade Educativa 

Visita guiada à Ponte e Calçada Romanas da Catribana

22 de abril | 10h30

Público em geral

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Conferência “O Monumento Pré-histórico da Praia das Maçãs: apresentação dos trabalhos arqueológicos realizados entre 2020 e 2022”

22 de abril | 15h00

Nesta conferência, por Catarina Costeira e Eduardo Porfírio, apresentam-se os resultados das escavações realizadas no âmbito do projeto de investigação, conservação e valorização do Monumento Pré-histórico da Praia das Maçãs. Serão analisadas as estruturas arquitetónicas e reconstituída a dinâmica de utilização deste conjunto sepulcral megalítico. Evidenciando-se a sua importância científica e patrimonial para o conhecimento das práticas funerárias das comunidades do ocidente da Península Ibérica entre o final do 4.º e o 2.º milénio a.C.

A conferência terá lugar no auditório do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

Público em geral

Museu é Meu: Oficina educativa

29 de abril | 10h30 às 12h30

Ao Sol e ao Oceano – As divindades e os seus mitos

Visita à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano”, onde se encontram os principais achados do Sítio Arqueológico do Alto da Vigia – entre eles os altares consagrados ao Sol, à Lua e ao Oceano –, os participantes terão a oportunidade de descobrir um lugar sagrado que remonta ao apogeu do Império.

Após a visita os participantes poderão descobrir as características de cada um dos deuses romanos cultuados neste Santuário, os seus atributos e os seus poderes. O desafio final será decorar um “ketos”, um ser marinho fantástico, com cabeça de cão e focinho comprido, de corpo serpentiforme e larga cauda de peixe, fiel companheiro do deus Oceano.

Trata-se de uma oportunidade única para melhor conhecer a Civilização Romana, a partir de um Santuário localizado no fim do mundo então conhecido, e reconhecer o seu legado na época atual.

Público dos 8 aos 14 anos

Acesso: 4,00 €, mediante marcação prévia.

Comemoração do Dia Europeu da Cultura Megalítica

30 de abril | 10h00

Roteiro Patrimonial: “De Adrenunes ao Monge

Este itinerário, que será orientado por um arqueólogo, contempla a visita a dois monumentos megalíticos situados em plena Serra de Sintra: Adrenunes e o Tholos do Monge.

Público em geral

O Museu é Meu: Era uma vez… o Homem “Nasce a Terra”

22 de abril | 15h30

Exibição cinematográfica criada por Albert Barillé.

Famílias e Público em geral

Museu das Artes de Sintra

Exposição “Subnigrum: silos”

Até 16 de abril | Terças a sextas (10h00 às 18h00) – Sábados e domingos (12h00 às 18h00)

Galeria Municipal

Público em geral

Exposição “Biografia” – Bienal Cultura e Educação 2023 – Retrovisor: uma história do futuro

Até 30 de abril

Trabalho biográfico da artista An4p que expõe a realidade das emoções na adolescência, pretendendo comunicar não só com o individual, mas também com o coletivo.

Público em geral

Exposição “Corpo e Memória” – Bienal Cultura e Educação 2023 – Retrovisor: uma história do futuro

Até 30 de abril

Instalação de vídeo e som que procura repensar os conceitos de corpo, casa e memória através de entrevistas realizadas a várias crianças. Uma criação de Mariana Magalhães, artista residente do Agrupamento de Escolas D. Carlos I

Público em geral

Exposição “Terapia da Lã” – Bienal Cultura e Educação 2023 – Retrovisor: uma história do futuro

18 a 30 de abril

Exposição de uma manta de crochet desenvolvida pela comunidade educativa, inserida num clube que teve como principal objetivo o encontro com o outro, a partilha e a redução de ansiedade através do manuseamento da lã e do ato de tricotar

Público em geral

Visita literária | “Nos corredores do tempo”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada 

18 abril | 10h30

Visita encenada tendo por base a exploração da obra de literatura infantil dedicada ao MU.SA intitulada “Nos corredores do tempo”.

Sintra, 18 de abril de 1924 – Tendo por base a exploração da obra de literatura infantil dedicada a ao MU.SA intitulada “Nos corredores do tempo”, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Danuta Wojciechowska, pretende-se dar a conhecer o percurso histórico do quase centenário e emblemático imóvel “Casino de Sintra” destacando as várias etapas até à atualidade.

Os participantes vão partir à descoberta das diferentes “vidas” que o edifício ofereceu Salão de Bailes, Escola Preparatória, Repartição de Finanças, entre outras, e ainda dar um pezinho de dança dos anos 20. Serão convidados a descobrir no mapa de Portugal o nome de serras e rios ou escrever numa máquina dalitográfica.      

Comunidade educativa

Exposição “Criadoras e Musas – Mulheres na Coleção Municipal de Arte”, com Curadoria de Elisabete Simões e Luís Cardoso.

Até 28 de maio | Terças a sextas (10h00 às 18h00) – Sábados e domingos (12h00 às 18h00)

Público em geral

Exposição Desenho/Instalação de Cláudia Guerreiro

21 de abril a 28 de maio

A exposição Paralá reúne a mais recente produção de Cláudia Guerreiro e decorre da possibilidade de sinalizar um determinado lugar de pensamento e atuação, estabelecendo um olhar perspetivo (e simultaneamente prospetivo) em relação ao seu trabalho.

Público em geral

Exposição de Escultura de Luís Rocha

21 de abril a 28 de maio

Inauguração 21 de abril | 15h00

A exposição “Fundos Formas” concebida para a Sala Polivalente do Musa reúne pinturas de óleo sobre papel de médio e grande formato realizadas ao longo do último ano no contexto de trabalho diário do artista no atelier. Trata-se de uma seleção específica para habitar espaço que tenciona desenhar um percurso intrínseco nas obras, pela insistência que tenta retirar algum significado da repetição de formas e fundos e que se transforma por referência a ele próprio.

Público em Geral

Exposição de fotografia “Da serra ao mar – Sintra pela lente de Richard Hartnoll” (n.1947- f.2020) de Richard Hartnoll

De 21 de abril a 28 de maio

Inauguração 21 de abril | 15h00

Escape para um mundo de sonho que desfoca as linhas entre a realidade e a abstração. Com ênfase nos detalhes e na cor, esta exposição capta a essência das paisagens de Sintra através da lente do fotógrafo inglês Richard Hartnoll (1947-2020), levando-nos numa viagem visual desde os picos da serra de Sintra até à costa do oceano Atlântico. Através da sua perspetiva única, o fotógrafo transforma o ordinário no extraordinário, convidando-nos a ver o que nos rodeia de uma forma completamente nova.

Museu Anjos Teixeira

Exposição “Obra em destaque”

Até 28 de abril, terças a sextas | 10h00 às 18h00 – sábados e domingos | 12h00 às 18h00

Pedro Anjos Teixeira visto pelos outros. Nesta exposição vamos exibir quadros e desenhos de Pedro Anjos Teixeira feitos por amigos.

Destinatários: Público em geral.

Casa Museu Leal da Câmara

Exposição “Originais de Leal da Câmara para Azulejos da Fábrica Lusitânia (Lisboa)”

Até 8 de maio | Terças a sextas (10h00 às 18h00) – Sábados e domingos (12h00 às 18h00)

Aqui apresentam-se belíssimos desenhos de azulejos da autoria de Leal da Câmara, todos em formato pequeno, é certo, mas no qual o artista aplicou na íntegra a sua arte de exímio desenhador, sendo a exibição complementada por uma mostra bibliográfica que, a seu tempo, inseriu referências a estes desenhos e aos correspondentes azulejos, e posteriores reproduções dos mesmos.

Público em geral

O Autor e o seu livro: Liberto Cruz, Última Colheita (poesia)

28 de abril | 18h00 às 20h00

Um Autor é convidado a falar a propósito de um seu livro recente, e o mais que vier à conversa.

Público em geral

Partilhar