Todos os consumidores desejam obter descontos nas suas relações de consumo, aliás, quem não gosta? Embora alguns cartões de fidelização permitam este género de benefícios, na verdade o consumidor deve analisar bem essas vantagens e ter em atenção alguns cuidados.
Muitas empresas, desde hipermercados a lojas de pequeno comércio, promovem a adesão a este género de cartões de fidelização, seja com a componente de crédito, seja para pagamento imediato. Para que o consumidor não receba dissabores na vez de descontos, convém que se informe cuidadosamente e conheça os prós e os contra.
Como vantagens deste tipo de cartões são frequentemente apontadas:
- Anuidade gratuita essencialmente para o primeiro titular, embora haja algumas exceções consoante as empresas;
- Possibilidade de converter o valor gasto com o cartão em descontos na marca, ou pontos que podem ser utilizados para trocar por ofertas de produtos ou serviços;
- Oferta de descontos mais elevados em compras, promoções exclusivas ou a possibilidade de fazer pagamentos em várias mensalidades e sem juros.
Algumas das desvantagens associadas são:
- A TAEG – Taxa Anual Efetiva Global – aplicada é alta, portanto se utilizar a componente de crédito poderá encontrar surpresas desagradáveis;
- Alguns cartões só permitem o acesso a descontos ou vantagens a quem não pagar a totalidade do extrato todos os meses, o que dificilmente é vantajoso para o consumidor e tem sempre de consumir muito para gozar de um pequeno desconto;
- Normalmente, os consumidores têm mais do que um cartão de fidelização e a tentação de solicitar também crédito nesse cartão é grande. Mas lembre-se que como se trata de um empréstimo ou financiamento, o valor disponibilizado conta como um risco potencial de crédito e será também registado na Central de Responsabilidades de Crédito no Banco de Portugal.
Alertamos ainda para o facto de algumas marcas cobrarem valores por não utilização do cartão, a chamada comissão de inatividade.
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