Sintra aprova nova comparticipação ReaVIVA

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de mais uma comparticipação a obras de conservação em edifícios ao abrigo do Programa ReaVIVA.

O imóvel alvo de intervenção está inserido na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Massamá e Monte Abraão. Trata-se de um prédio com mais de 30 anos, constituído por 5 pisos – 8 frações habitacionais e 4 frações com utilização de garagens –  e irá receber uma comparticipação de 2692,50 euros para fazer face às obras de conservação das partes comuns do edifício.   

Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “o ReaVIVA é um instrumento fundamental para a revitalização dos meios urbanos e impulsionar a renovação do espaço público, valorizando desta forma o património e consolidar centralidades afirmando a identidade do local”.

O programa ReaVIVA concede um apoio financeiro a fundo perdido, até aos 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU. Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do programa, deverão reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.
Mais informações sobre este programa AQUI.