Sintra avança com criação de Museu da Água e Resíduos

Sintra vai contar, em 2022, com um novo espaço museológico, o Museu da Água e Resíduos (MAR), que irá ocupar as instalações da Oficina da Ciência, na Ribeira de Sintra, cuja gestão passou, recentemente, para os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). A apresentação do novo museu teve lugar na Conferência “SMAS de Sintra-75 anos ao serviço de Sintra/No Caminho da Ciência”, que decorreu a 10 de novembro, com a presença da cientista Elvira Fortunato, por ocasião do Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento.

O MAR será um polo de referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica/tecnológica no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos. Para o efeito, será dinamizada uma programação diversificada, com o intuito de captar novos públicos, mas centrado, em particular, na comunidade educativa. Para além da integração na Rede Portuguesa de Museus, o MAR será dotado de um serviço educativo, para fomentar a interligação com os estabelecimentos de ensino, e constituirá, ainda, um excelente meio de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos SMAS de Sintra.

“A aposta dos SMAS de Sintra, ao assumirem a gestão do espaço, passa por desenvolver uma atuação cada vez mais pedagógica, didática e interveniente, no âmbito da educação e sensibilização ambiental e da divulgação científica e tecnológica em relação ao ciclo urbano da água e dos resíduos, destinada ao público em geral e, particularmente, à comunidade educativa”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que preside igualmente ao Conselho de Administração dos SMAS de Sintra.

Ocupando a antiga garagem dos carros elétricos, um edifício datado de 1901, este equipamento funcionou, entre 2006 e 2017, como Centro Ciência Viva de Sintra, inserido na rede nacional de centros Ciência Viva. Em 2017, a gestão da Oficina da Ciência foi assumida por uma associação de direito privado, a OFICILABTEC-Oficina Laboratorial, Tecnológica e Científica, que integrava o Município de Sintra e parceiros educativos.

Para reforçar a dinâmica do seu funcionamento, o Município de Sintra decidiu atribuir a gestão da Oficina da Ciência aos SMAS de Sintra, dada a sua missão de serviço público na área ambiental, nas vertentes do abastecimento da água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos, sem descurar a educação e sensibilização ambiental.

A gestão do espaço ficará a cargo da Divisão Oficina Ambiental dos SMAS de Sintra, que tem como missão a realização de ações de educação e sensibilização da comunidade para a adoção de valores e hábitos relacionados com a preservação do património ambiental, sobretudo no que se refere ao ciclo da água, promovendo e organizando cursos, estágios, seminários, encontros, exposições e formações. À Divisão Oficina Ambiental compete, ainda, dinamizar e fomentar a investigação e permuta de ideias, experiências e projetos, a nível nacional e internacional.

“Este projeto será uma mais-valia para o Município de Sintra, tornando as instalações da Ribeira de Sintra num local atrativo e inovador a nível local, nacional e internacional, através da implementação de uma programação diversificada”, salienta o diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.

Ainda antes da criação do MAR, que será uma realidade em 2022, o espaço SMAS na Ribeira de Sintra, situado na Rua Carlos de Oliveira Carvalho n.º 9, vai desenvolver um conjunto de iniciativas no âmbito da sua atuação. Durante os fins de semana de novembro, os SMAS de Sintra promovem a atividade “Flutuação”, em que serão explorados vários conceitos associados à densidade e à flutuação dos corpos em água doce e água salgada, através da realização de um conjunto de experiências científicas.

A primeira grande iniciativa do espaço SMAS na Ribeira de Sintra está agendada para o próximo dia 27 de novembro: a inauguração das exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico”, numa parceria com o CIIMAR-Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, que estarão patentes até 27 de março de 2022. As duas exposições pretendem alertar para o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis por parte da população.

O espaço SMAS da Ribeira de Sintra funciona de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, encerrando às segundas-feiras e feriados.

Partilhar