A Câmara Municipal de Sintra assinou, esta segunda-feira, autos de consignação que marcam o início de três empreitadas de requalificação do espaço público, no valor de 1 milhão e 330 mil euros.
Na cerimónia, que decorreu em Covas, Rio de Mouro, foram assinados os autos de consignação referentes à empreitada de requalificação da centralidade de Covas, requalificação da Rua João Villaret, nas Mercês, e a 2.ª fase da requalificação da Ribeira da Lage.
A empreitada de requalificação de Covas, investimento conjunto da autarquia com os Serviços Municipalizados de Sintra (SMAS de Sintra) de cerca de 900 mil euros, insere-se na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho, e tem como objetivos a revitalização da identidade do local com base no reforço das características singulares de uma pequena aldeia saloia e o incremento do conforto e segurança da população no usufruto do espaço público.
A área de intervenção desta empreitada tem cerca de 5.500 m2 e abrange o arruamento principal, a Rua das Flores e os restantes arruamentos da localidade, nomeadamente a Rua das Alcachofras, a Rua dos Girassóis, a Rua Flor de Liz, Rua dos Lírios, Rua das Papoilas, Rua das Campainhas, Rua dos Malmequeres e Rua Retiro Pacatos.
A requalificação do espaço público em Covas irá privilegiar a circulação pedonal e outros modos de circulação suave, criando condições para que a rua e os largos voltem a ser pontos de agregação e sociabilização da comunidade.
Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, estas empreitadas vêm dar continuidade a uma estratégia que pretende melhorar e aumentar a qualidade de vida de quem vive em Sintra, salientando que “hoje é mais um passo nessa estratégia, pois importa devolver o território ao usufruto das populações e valorizar a memória e a identidade dos nossos lugares”.
“É uma questão de humanizar o território pelo princípio da igualdade, não é só o centro histórico que tem de ser preservado, mas sim todo o concelho e com estas novas empreitadas que vão arrancar é a prova clara da estratégia da autarquia para promover a qualidade de vida dos munícipes”, defende o autarca.
Foi também assinado o auto de consignação para a requalificação da Rua João Villaret, na Área de Reabilitação de Mem-Martins/Rio de Mouro, num investimento conjunto da Câmara Municipal de Sintra e Serviços Municipalizados de Sintra (SMAS de Sintra), de cerca 340 mil euros. Esta empreitada abrange a zona de estacionamento já existente com um incremento de 40 lugares, o arranjo paisagístico do arruamento e a execução de uma ligação confortável e qualificada com as zonas envolventes.
Já a requalificação paisagística e ambiental Ribeira da Lage – 2.ª fase, no valor de 90 mil euros, prevê o arranjo de áreas verdes, criação de percursos pedonais e cicláveis em betão drenante, horticultura urbana, criação de zonas de estadia e valorização das existentes e Introdução de medidas de mitigação de riscos de cheias.
Esta empreitada visa aumentar a oferta de espaços verdes à população, nomeadamente da Serra das Minas e da Rinchoa favorecendo ligações a outras infraestruturas e equipamentos municipais.