Sintra promove seminário virtual sobre violência doméstica

A Câmara Municipal de Sintra assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com a realização de um seminário virtual sobre violência doméstica, que acontecerá no dia 26 de novembro.

O seminário “Violência Doméstica, essa Pandemia” irá decorrer, entre as 14h30 e as 17h30 do dia 26 de novembro, na plataforma digital Teams e conta com a participação de especialistas que desenvolvem a sua atividade na área do combate à violência doméstica. A participação no seminário virtual é gratuita, no entanto requer inscrição prévia.

Os estados de emergência e o isolamento social decretados pelo Governo para suster os efeitos galopantes do surto epidemiológico por Covid 19, levaram ao confinamento no mesmo espaço de vítimas e agressores. Este lugar de reflexão e partilha de conhecimento, desenhado num formato virtual, pretende ser uma ferramenta de apoio, diagnóstico, debate, reflexão, partilha de conhecimentos e de experiências, com o objetivo de fomentar a discussão pública sobre o a violência doméstica, tendo em conta o atual contexto pandémico e de confinamento e as consequentes vulnerabilidades daí decorrentes.

A situação que vivemos no momento, os condicionalismos que passaram a fazer parte do nosso quotidiano e demais restrições impostas pelas autoridades competentes para travar a disseminação da Covid-19, fizeram despoletar vulnerabilidades nos agregados familiares e comportamentos de violência doméstica que vulgarmente são direcionados para crianças, mulheres e idosos.

A violência doméstica é um crime público que se reveste contornos peculiares, isto porque a atuação contra o agressor e a proteção da vítima implica uma denúncia da situação, o que nem sempre se verifica, sobretudo por parte das vítimas que optam muitas das vezes por silenciar a violência exercida sobre si por temerem represálias ou ameaças. Dado os contornos específicos deste tipo de crime, a aposta na prevenção, com o recurso a ações de informação e sensibilização, assume-se como a principal ferramenta para um combate eficaz e para o decréscimo do número de casos de violência doméstica.

Por esta razão, e a par das medidas já implementadas pelas políticas sociais da autarquia para apoiar as vítimas de violência, Sintra decidiu assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com a realização deste webinar sobre violência doméstica, que permite aos interessados, numa altura de confinamento social e sem sair de casa, assistir ao debate sobre as diferentes formas de violência que podem surgir no seio familiar e os meios e recursos disponíveis para a combater.

Esta iniciativa certamente que contribuirá para uma maior consciencialização social da gravidade do problema e para uma intervenção que se quer mais assertiva e direcionada para a realidade que estamos a atravessar no plano da violência doméstica.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Sintra e conta com a presença e apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, APAV -Associação Portuguesa de Apoio à Vitima, ACES Sintra – Agrupamento dos Centros de Saúde Sintra e Comando Territorial de Sintra da Policia de Segurança Pública.

INSCRIÇÃO PRÉVIA AQUI

PROGRAMA

26 de novembro
14:30 _ Abertura e moderação

Dr. Eduardo Quinta Nova _Vereador da Câmara Municipal de Sintra

Dr.ª Manuela Augusto _ Conselheira Municipal para Igualdade

Oradores

Dr. Manuel Albano _Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Dr. Daniel Cotrim _ Responsável pela área de violência doméstica da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima

Dr.ª Clara Pais* _ Diretora Executiva do ACES SINTRA

Comissário Carla Duarte – Polícia de Segurança Pública

*A confirmar