Sintra reforça apoio ao acolhimento e integração de migrantes

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a celebração de Protocolo de Cooperação entre o Município de Sintra e o Alto Comissariado para as Migrações para o desenvolvimento do projeto “Integrar Valoriza”.

O projeto-piloto “Integrar Valoriza” pretende fomentar o trabalho em rede, reforçando as respostas de integração em cada território abrangido, operacionalizando e descentralizando os recursos conducentes à prestação de respostas que permitam o acompanhamento adequando das situações, nomeadamente ao nível social, laboral, habitacional, educacional, da saúde, mas também cívico.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “um dos nossos principais objetivos é a construção de um concelho justo, de um lugar sustentado no princípio da igualdade”, mencionando ainda que “o trabalho realizado em prol dos migrantes é muitíssimo meritório para a construção da paz e da tolerância”.

Com a realização deste protocolo a autarquia pretende reforçar a integração e a inclusão social, em particular, das populações migrantes, designadamente através da implementação de políticas públicas de acolhimento e integração destas comunidades.