SMAS de Sintra promovem “Sustentabilidade em Ação” em Casal de Cambra

No pontapé de saída do projeto “Sustentabilidade em Ação” (www.smas-sintra.pt/sustentabilidade-em-acao), que os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão desenvolver, até novembro de 2023, na freguesia de Casal de Cambra, o Bairro de Santa Marta foi palco, no passado sábado, da iniciativa de sensibilização “A Rua é Tua!”, complementada por uma ação de limpeza urbana. A atividade decorreu no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que teve lugar de 19 a 27 de novembro, e foi antecedida de uma sessão de apresentação do Projeto de Valorização de Têxteis e Máscaras, na Escola EB2,3 Prof. Agostinho da Silva, e de uma ação no âmbito do projeto “O Que Cai ao Chão, Cai ao Mar”, com a pintura de sarjetas no Parque Urbano 25 de Abril de 1974.

Em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e a Junta de Freguesia de Casal de Cambra, os SMAS de Sintra vão dinamizar diversas atividades no âmbito do projeto “Sustentabilidade em Ação”, que pretende valorizar o território da freguesia de Casal de Cambra, promovendo a sustentabilidade social e ambiental, para além de sensibilizar a comunidade em geral para as questões ambientais. Neste contexto, a ação de sensibilização “A Rua é Tua!”, que teve lugar na Praceta das Comunidades, visou alertar para as consequências nefastas que resultam do descarte de resíduos na via pública. Após a ação, a população foi desafiada a passar da teoria à prática e a efetuar a recolha de resíduos abandonadas no espaço público.

Na véspera da ação de limpeza, os SMAS de Sintra promoveram iniciativas direcionadas para a comunidade educativa, nomeadamente a apresentação do Projeto de Valorização de Têxteis e Máscaras, que vai ser alargado a todo o concelho a partir de 2023, após o projeto piloto em curso na  União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, freguesias de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro e na União das Freguesias de Sintra. A sessão teve lugar na sede do Agrupamento Prof. Agostinho da Silva e sensibilizou os mais jovens para as temáticas da Economia Circular e da sustentabilidade ambiental, em torno da questão dos têxteis, que este ano constituiu, precisamente, o tema central da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos.

Ainda com o Dia Mundial do Saneamento (19 de novembro) em pano de fundo, o Parque Urbano de Casal de Cambra recebeu mais uma iniciativa no âmbito do projeto “O que Cai ao Chão, Cai ao Mar”, que visa sensibilizar para os efeitos da poluição dos recursos hídricos e, em particular, as consequências do arremesso de lixo para o chão que, pela ação do vento ou da chuva, pode ser arrastado para as sarjetas e sumidouros e acabar em linhas de água, com contaminação dos ecossistemas marinhos. Para permitir a realização de futuras ações de sensibilização, similares à que foi realizada nesse dia, a Câmara Municipal e os SMAS de Sintra ofereceram um kit para pintura de sarjetas à Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva.

No âmbito do projeto “Casal de Cambra-Sustentabilidade em Ação”, os SMAS de Sintra estão a promover ainda um concurso escolar, destinado a alunos dos jardins de infância e do 1.º Ciclo da freguesia, intitulado “Vamos ajudar o EMYS, o guardião do saneamento”. Este concurso de expressão plástica, aberto à utilização de diversas técnicas e materiais, pretende sensibilizar que os resíduos (óleo alimentar usado, toalhitas, cotonetes, medicamentos, entre outros) não devem ser encaminhados para os esgotos, já que podem originar problemas de obstrução ao nível da rede de drenagem de águas residuais e até no sistema de tratamento. Os trabalhos deverão ser elaborados até 22 de dezembro e os participantes serão distinguidos com uma visita ao Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, futuro Museu da Água e Resíduos.