SMAS de Sintra renovam adesão ao Compromisso Pagamento Pontual

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) voltam a assumir, em 2023, o Compromisso de Pagamento Pontual (CPP) a fornecedores, “sendo parte ativa deste movimento de responsabilidade social que promove uma cultura de pagamento no prazo e potencia a competitividade da economia portuguesa”. A entrega do diploma de renovação da adesão ao compromisso, relativo ao corrente ano, foi formalizada, durante esta semana, nas instalações dos SMAS de Sintra, por Luís Jordão Pereira, coordenador do movimento, e Jorge Líbano Monteiro, secretário-geral da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), uma das entidades que promove este movimento que já reúne cerca de 2200 entidades.

Fomentar uma cultura de pagamento a horas em Portugal, honrando os compromissos, é o objetivo deste movimento que, para além da ACEGE, é impulsionado pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), CIP (Confederação Empresarial de Portugal), APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica), Caixa Geral de Depósitos, Ordem dos Contabilistas Certificados e a empresa Informa D&B.

Segundo os responsáveis deste movimento, “os números são assustadores e as consequências imprevisíveis”: 84% das empresas portuguesas não cumpre os seus prazos de pagamento. Uma situação que coloca em causa a sobrevivência do tecido empresarial. Perante esta realidade, os responsáveis do CPP têm desafiado o maior número de empresas e entidades públicas a comprometerem-se a pagar de forma atempada aos seus fornecedores, para substituir um “ciclo vicioso por um que seja antes virtuoso”.

“À semelhança do que sucede com a Câmara, os SMAS de Sintra assumem o compromisso de pagar atempadamente aos seus fornecedores, tendo consciência da importância que tal representa para as empresas e para os respetivos postos de trabalho. Através desta postura, contribuímos para a saúde financeira do tecido empresarial, inclusivamente, em muitos casos, de empresas com sede no município de Sintra, com implicações positivas no desenvolvimento económico do concelho”, frisou o diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, que recebeu o diploma de adesão ao Compromisso, juntamente com as chefes de divisão da área financeira, Paula Lopes e Paula Costa.

Partilhar