SMAS de Sintra vão adquirir mais 380 contentores

Investimento estimado em 840 mil euros

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão adquirir mais 380 contentores enterrados, num investimento de cerca de 840 mil euros, destinados a prosseguir a estratégia de substituição da contentorização de superfície. Os equipamentos destinam-se a zonas com obras de requalificação no terreno por parte dos serviços municipais, promovendo, assim, a articulação de intervenções entre a Câmara Municipal (CMS) e os SMAS de Sintra. A abertura do concurso público de aquisição foi aprovada na última reunião camarária.

Após a aquisição de cerca de 600 equipamentos no final de 2021, os SMAS de Sintra voltam ao mercado para adquirir 380 equipamentos, sendo 110 indiferenciados e 90 de cada uma das três valências de recolha seletiva (plástico/metal, papel/cartão e vidro), que serão canalizados para diversos pontos do concelho. Neste caso, os equipamentos destinam-se a áreas que sejam alvo de obras dos serviços municipais, associando a requalificação do espaço público e a renovação de contentorização de recolha de resíduos urbanos, numa ótica de articulação com vista a minimizar os incómodos para a população resultantes da realização de trabalhos e de otimização dos meios afetos e já disponíveis no terreno.

Recorde-se que os SMAS de Sintra estão a investir um montante global de quatro milhões de euros na renovação de contentorização, aumentando a capacidade de deposição, uma otimização dos meios de recolha e a redução do impacto urbano dos equipamentos, com diminuição da ocupação da via pública, nomeadamente das zonas de estacionamento. A nova contentorização proporciona ainda um menor impacto ambiental, com a diminuição de odores, para além da diminuição de resíduos na envolvência dos equipamentos.

A renovação de contentorização está a ser efetuada de forma gradual, tendo já abrangido, entre outras, áreas como Casal de Cambra, Agualva, Massamá, Monte Abraão, Fitares e Sintra. Os SMAS de Sintra estão ainda a promover a substituição de equipamentos de superfície por enterrados no âmbito de empreitadas de reabilitação de rede de abastecimento de água, como acontece em Mem Martins (234 equipamentos) e em Algueirão (170), após trabalhos já concretizados na Serra das Minas (freguesia de Rio de Mouro), que foi palco da instalação de 195 novos contentores. Também na Tapada das Mercês, estão a ser instalados 231 novos equipamentos, numa intervenção em curso, ainda, nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral do concelho de Sintra (174), abrangendo a freguesia de Colares e as uniões das freguesias de São João das Lampas/Terrugem e de Sintra.