Sra. Ministra, a nova encenação de Carlos Avilez no TEC em Cascais

Carlos Avilez regressa à encenação com Sra Ministra no TEC a partir de 12 de novembro.

Sra Ministra é uma peça escrita por Eduardo Schwalback, um jornalista e escritor português falecido em Lisboa no ano de 1946. Esta obra, dividida em três atos, remete para alturas em que os conflitos e tensões de vária ordem fazem crescer o clima de agitação no país. Seja nos últimos tempos da Monarquia em Portugal, quando este texto foi escrito, ou noutros momentos posteriores. Uma comédia divertida e satírica acerca da mesquinhez da política portuguesa do final do século XIX, bem atual nos dias que correm. 

A adaptação é de Renato Pino. Do elenco fazem parte os atores Carolina Faria, Flávia Gusmão, Joana Pais de Brito, Luiz Rizo, Miguel Loureiro, Renato Pino, Rita Loureiro, Rodrigo Tomás, Sérgio Silva, Teresa Côrte-ReaL e Tobias Monteiro.

Esta peça é também o regresso de Carlos Avilez à encenação e, mais uma vez, no TEC (Teatro Experimental de Cascais) que fundou em 1965 com João Vasco. Perguntamos a Carlos Avilez se pensava que 60 anos depois ainda estaríamos a falar da sua presença no teatro, o encenador responde que “quando entrei no teatro estava apaixonado, e achava que o teatro ia ser a minha vida toda. Mas, não tinha a menor ideia. Eu na minha vida profissional nunca tive prémios revelação apenas de carreira. Por isso, nessa altura não pensava em nada. Mas lutei por isso e é a minha paixão.” 

Mas as suas experiências como encenador não passaram apenas pelas paredes de teatros. Um desses momentos foi a exposição mundial de 1970 em Osaka, onde foi o diretor artístico do dia dedicado a Portugal. Perguntamos a Carlos Avilez como surgiu esse convite e como foi pensar, criar e organizar todos esses momentos especiais. O encenador diz-nos que “a exposição mundial de Osaka foi uma coisa única que foi muito divulgada em Portugal por razões especiais. As razões especiais é que era uma coisa do governo da altura e foi um acontecimento incrível. Deslocaram-se ao Japão os melhores atores e artistas plásticos, músicos como Amália, Duo Ouro Negro, Carlos Paredes. Foi um dia único, inesquecível e que marcou muito a minha vida futura. Que me deu uma dimensão maior das coisas…

Sra Ministra estará em cena de 12 de novembro a 18 de dezembro no Teatro Municipal Mirita Casimiro. As sessões são de Qua. a Sáb. 21h00 | Dom. 16h00. A peça é para maiores de 12 anos.