VIGÍLIA CONTRA O FECHO DO CENTRO DE SAÚDE DE COLARES (SINTRA)

No próximo sábado, dia 20 de novembro, entre as 21H00 e as 24H00, está marcada uma vigília em Colares (Sintra), promovida por um grupo de cidadãos, contra o fecho abrupto do Centro de Saúde e consequente deslocalização, sem as entidades com competência na matéria terem previsto uma solução de atendimento clínico na freguesia enquanto as obras da atual unidade de saúde decorrem.

Desde o dia 24 de outubro, de forma abrupta e sem qualquer aviso prévio aos mais de 7000 utentes do Centro de Saúde de Colares, que os últimos estão privados de cuidados de saúde básicos prestados na freguesia.

As obras de ampliação do atual Centro de Saúde iniciaram-se em julho de 2021. Em nenhuma altura a população foi avisada da intenção ou necessidade de encerramento daquele equipamento, até ao momento em que surgiu uma publicação na rede social Facebook de autoria de um particular. Soube-se, com essa publicação, que existia um aviso de encerramento afixado EXCLUSIVAMENTE na porta do Centro de Saúde

Nem a ACES Sintra, nem o promotor da obra – Câmara Municipal de Sintra – nem a Junta de Freguesia de Colares, foram sensíveis aos constrangimentos inegáveis do fecho do Centro de Saúde, optando por nem sequer emitir um aviso atempado e massificado.
Com os canais de informação e comunicação que todas aquelas entidades têm e dinamizam, não é aceitável que não tenham respeitado o DIREITO À INFORMAÇÃO de uma comunidade inteira onde mais de 60% dos utentes inscritos apresentam um índice de dependência total.

Nem a ACES Sintra, nem o promotor da obra – Câmara Municipal de Sintra – nem a Junta de Freguesia de Colares foram sensíveis à procura de uma solução conjunta e digna para manter o atendimento clínico público na área geográfica da freguesia de Colares durante o período de obras.

Com as soluções a que todos ocorrem, não é aceitável que não tenha sido possível encontrar uma solução de atendimento clínico num espaço já existente ou numa estrutura móvel que pudesse ser temporariamente fixada em espaço pensado para o efeito; a isto, estamos convictos, chama-se o respeito pelo DIREITO À SAÚDE.

Mais informações:
Local da vigília: Largo António Rodrigues Caruna – Várzea de Colares
Petição Pública online: AQUI
Página de FB: Página de FB – Vigília Centro de Saúde de Colares

Partilhar