Em setembro do ano passado, o conhecido ator português Vítor Norte foi notícia ao ser alegadamente diagnosticado com um tumor maligno na cabeça. Recentemente, passados sete meses, o ator decidiu falar abertamente sobre o tema em uma entrevista concedida a Manuel Luís Goucha, no programa “Goucha” da TVI.
Vítor Norte, que atualmente interpreta o personagem Manuel na novela “Festa é Festa”, revelou que foi nos bastidores da produção que foi alertado por um maquilhador sobre a existência de “um sinal preto” na sua cabeça. “Ele disse-me: ‘Vai ver o que se passa'”, recordou o veterano.
Na mesma altura, o ator também percebeu um sinal debaixo do braço que o preocupou. Ele procurou uma médica, que inicialmente lhe disse que não era nada. Porém, Vítor Norte insistiu em mostrar o sinal na cabeça à médica. “Ela viu e disse que era melhor fazer uma biopsia. Fez-me a biopsia e telefonou-me, ao fim de uma semana, a dizer que isto era cancerígeno mas que não tivesse problema algum, porque isto não era nada perigoso e que se resolvia com uma pequena operação”, relatou o ator.
Após cerca de um mês, Vítor Norte foi submetido a uma cirurgia para a remoção do tumor. No entanto, nesse mesmo momento, notícias divulgadas na imprensa indicavam um cenário pior. “Um dia, passo pelos jornais e já tinha um cancro na cabeça! Até me assustei!”, lamentou o ator na entrevista.
Apesar do susto, Vítor Norte afirmou que agora compreende o que é passar por um diagnóstico de tumor maligno. “Fiquei a perceber o que é uma pessoa ter mesmo um tumor maligno, seja onde for. Porque se, com um sinal, eu já não dormia às vezes, imagino o sofrimento de uma pessoa que tem mesmo uma coisa dessas a sério. Tem de ser muito apoiada”, desabafou o ator.
A entrevista completa de Vítor Norte no programa “Goucha” pode ser vista na TVI.
O ator mostra-se grato por ter enfrentado a situação de forma positiva e espera poder ajudar a sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e do apoio a pessoas que enfrentam doenças graves como o cancro.